Cadernos de História da Educação
On-line version ISSN 1982-7806
Abstract
SILVA, Carolina Ribeiro Cardoso da and SILVA, Vera Lucia Gaspar da. O ALUNO SOB MEDIDA: COMO A ESCOLA REGISTRA SEUS ALUNOS?. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.149-168. Epub Mar 20, 2024. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-10.
Neste artigo, pretendemos construir um caminho que ajude a visualizar, através de múltiplas leituras, as formas de registro de medida escolar acionadas em diferentes décadas do século XX e que evidenciam discursos e práticas de avaliação. Documentos da escola, aliados a outros vinculados ao aparelho burocrático do Estado, apontam para diferentes aspectos da cultura escolar que analisaremos, aliando a reflexão a aspectos materiais dos registros. Para fazê-lo, utilizamos parte do acervo de um grupo escolar catarinense, escolhido pela riqueza da documentação e pelo padrão que este tipo de escola representa na construção do projeto de escolarização da infância. A investigação possibilitou localizar diferentes formatos de registros que “sobreviveram” ao tempo e ao processo de descarte, oferecendo-nos pistas sobre práticas escolares utilizadas para aferir o conhecimento dos escolares entre os anos de 1934 e 1971.
Keywords : Registros de avaliação; Materialidade; Cultura Escolar; História do aproveitamento escolar.