SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Bourgeois education in Gulliver's Travels: notes for a reading in a historical perspective of the classic literary textCatechism's forms and meanings in History and its representation in brazilian education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SILVA, Carolina Ribeiro Cardoso da  and  SILVA, Vera Lucia Gaspar da. O ALUNO SOB MEDIDA: COMO A ESCOLA REGISTRA SEUS ALUNOS?. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.149-168.  Epub Mar 20, 2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-10.

Neste artigo, pretendemos construir um caminho que ajude a visualizar, através de múltiplas leituras, as formas de registro de medida escolar acionadas em diferentes décadas do século XX e que evidenciam discursos e práticas de avaliação. Documentos da escola, aliados a outros vinculados ao aparelho burocrático do Estado, apontam para diferentes aspectos da cultura escolar que analisaremos, aliando a reflexão a aspectos materiais dos registros. Para fazê-lo, utilizamos parte do acervo de um grupo escolar catarinense, escolhido pela riqueza da documentação e pelo padrão que este tipo de escola representa na construção do projeto de escolarização da infância. A investigação possibilitou localizar diferentes formatos de registros que “sobreviveram” ao tempo e ao processo de descarte, oferecendo-nos pistas sobre práticas escolares utilizadas para aferir o conhecimento dos escolares entre os anos de 1934 e 1971.

Keywords : Registros de avaliação; Materialidade; Cultura Escolar; História do aproveitamento escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )