SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Catechism's forms and meanings in History and its representation in brazilian educationMemory and educational ideas in motion: the legacy of Francisco Lucrécio and Ironides Rodrigues. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

PRATES, Fernanda Ramos Oliveira  and  TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. PRÁTICAS ESCOLANOVISTAS NO ENSINO PRIMÁRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS DO GRUPO ESCOLAR LAURO MÜLLER (1946-1947). Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.187-208.  Epub Mar 20, 2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-12.

Neste artigo analisamos a prática de cinco Associações Auxiliares no Grupo Escolar Lauro Müller, de Florianópolis, capital de Santa Catarina, no período de 1946 e 1947. Dirigidas por alunos, estas Associações Auxiliares objetivavam contribuir para transformar a escola em uma “sociedade embrionária”. Para compreender como o “Lauro Müller” operacionalizou este e outros objetivos de base escolanovista, foram analisadas uma série de nove imagens fotográficas em interconexão com documentos oficiais e relatórios enviados pela direção deste grupo escolar ao Departamento de Educação. Tais análises nos possibilitaram constatar bricolagens de práticas inovadoras e tradicionais, levando-nos a concluir que é no espaço de encontro entre tradição e inovação que as imagens fotográficas nos oferecem um maior leque de possibilidades na área da história da educação, especificamente, no campo da cultura escolar.

Keywords : Associações Auxiliares; Escola Nova; Imagens Fotográficas; Intertextualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )