SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Ostentor Brazileiro. Pictorial and literary journal (1845-1846): An educational project of the Brazilian citizenA new source to evaluate the Impact of Comenius ideas in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

VALENTE, Wagner Rodrigues. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO SIMPLES/COMPLEXO PARA O FÁCIL/DIFÍCIL. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.357-367.  Epub Mar 20, 2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-21.

O texto analisa as transformações dos processos didático-pedagógicos tendo em vista as propostas da chamada “pedagogia científica”. Em específico, atém-se àquelas destinadas aos ensinos de matemática na escola primária na década de 1930. Toma como referência a obra de Lourenço Filho intitulada Introdução ao estudo da Escola Nova. Usa como instrumental teórico-metodológico aportes da História Cultural. Orienta-se pelo objetivo de historicizar a passagem do simples/complexo para a díade fácil/difícil.

Keywords : história da educação matemática; curso primário de aritmética; pedagogia científica; Lourenço Filho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )