Cadernos de História da Educação
Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806
Abstract
CLARK, J. Spencer. The Development of Civic Education in the United States, 1880-1930: Continuity and/or Change (Bilingual edition: English/Portuguese). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.40-107. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-3.
O desenvolvimento da educação cívica nos Estados Unidos foi um projeto curricular complexo que capturou o interesse de muitas entidades econômicas, sociais, políticas e educacionais. Um dos primeiros períodos em que se definiu a educação cívica ocorreu durante a chamada Era Progressista Americana, quando as cidades e as escolas tiveram que se adaptar ao influxo populacional, com a vinda de imigrantes, que provocou fervor e debate a respeito do currículo e possibilitou que a educação cívica se tornasse uma pedra angular no currículo de estudos sociais nos ciclos primário e secundário. O debate envolvendo o currículo da educação para o civismo contemplou primordialmente visões assimilacionistas e culturalmente pluralistas com relação aos estudantes imigrantes. O presente artigo abordará essas duas perspectivas da educação cívica, com exemplos de dois educadores dessa temática como representantes de cada visão, os quais moldaram para sempre a educação cívica nos Estados Unidos. As implicações deste artigo focalizarão as contribuições duradouras de um desses educadores, a saber, Laura Donnan.
Keywords : Educação Cívica; Americanização; Pluralismo Cultural; Ensino de Estudos Sociais; Cidadania.