SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The discursive roots of the community: a genealogy of the curriculum (Bilingual edition: English/Portuguese)The Reader, the Scribe, the Thinker: A Critical Look at the History of American Reading and Writing Instruction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

CLARK, J. Spencer. The Development of Civic Education in the United States, 1880-1930: Continuity and/or Change (Bilingual edition: English/Portuguese). Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.40-107. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-3.

O desenvolvimento da educação cívica nos Estados Unidos foi um projeto curricular complexo que capturou o interesse de muitas entidades econômicas, sociais, políticas e educacionais. Um dos primeiros períodos em que se definiu a educação cívica ocorreu durante a chamada Era Progressista Americana, quando as cidades e as escolas tiveram que se adaptar ao influxo populacional, com a vinda de imigrantes, que provocou fervor e debate a respeito do currículo e possibilitou que a educação cívica se tornasse uma pedra angular no currículo de estudos sociais nos ciclos primário e secundário. O debate envolvendo o currículo da educação para o civismo contemplou primordialmente visões assimilacionistas e culturalmente pluralistas com relação aos estudantes imigrantes. O presente artigo abordará essas duas perspectivas da educação cívica, com exemplos de dois educadores dessa temática como representantes de cada visão, os quais moldaram para sempre a educação cívica nos Estados Unidos. As implicações deste artigo focalizarão as contribuições duradouras de um desses educadores, a saber, Laura Donnan.

Keywords : Educação Cívica; Americanização; Pluralismo Cultural; Ensino de Estudos Sociais; Cidadania.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )