SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Intellectuals and History of Education in Portugal and BrazilTextbooks to homogeneous elementary education (Rio Grande do Norte, 19st century) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. Problematizar o tradicional para encontrar o novo: o ensino de História no quadro das tendências historiográficas. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.299-322. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-12.

O escrito problematiza o tema do ensino de História tradicional numa perspectiva teórica oferecida pelas pesquisas da história da disciplina e sua relação com memória. Percorrendo a história da educação brasileira no século XIX, reconhece o campo institucional da memória que configura os conteúdos a serem ensinados como História escolar por meio de manuais didáticos e sugeri que a problemática da memória não se limita a questão de caráter pedagógico, mas envolve aspectos teóricos que se ligam ao campo historiográfico e ao campo da epistemologia da história.

Keywords : Ensino de História; Memória; História da Disciplina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )