Cadernos de História da Educação
Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806
Abstract
LIMA, Ana Laura Godinho. É preciso adaptar o ensino às características do aluno: análise histórica de um enunciado. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.2, pp.311-333. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v16n2-2017-1.
O artigo efetua uma análise do enunciado segundo o qual é preciso adaptar o ensino às características dos alunos. Essa afirmação expressa um consenso no campo educacional e é recorrente nos discursos da psicologia difundidos nas escolas normais e cursos superiores de educação desde o início do século XX. O trabalho baseia-se no exame de 24 manuais de psicologia para a formação docente publicados no Brasil entre 1900 e 2014. Recorre à perspectiva foucaultiana de análise do discurso e às produções de Nikolas Rose sobre as relações entre a psicologia e a administração social. A análise evidencia que o enunciado em questão associa-se à pressuposição da desigualdade das inteligências e à convicção de que o governo deve basear-se no conhecimento científico da natureza humana.
Keywords : Psicologia e Educação; Formação de Professores; Ensino de Psicologia.