SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The elementary education of Professor Isabel Doraci Cardoso (1940-1944): a history of education seen from below author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

VASCONCELOS, MARIA CELI CHAVES. Preceptoras estrangeiras para educar meninas nas casas brasileiras do século XIX. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.285-308.  Epub May 01, 2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-2.

No Brasil, o século XIX foi o período em que muitas mulheres europeias, principalmente alemãs, francesas e inglesas, aportaram no país, para exercerem o ofício de preceptoras nas casas da Corte Imperial, anunciando seus préstimos pelos jornais de grande circulação na época. O estudo tem como objetivo demonstrar a incidência da chegada dessas mulheres, nos anos de 1880, para o trabalho como preceptoras nas casas das elites oitocentistas, bem como discutir as práticas de educação que desenvolviam para ensinar, notadamente, meninas. Tratase de uma pesquisa histórico-documental, cujas fontes incluem anúncios e matérias de jornais e revistas de educação e de instrução destinadas às famílias e às mulheres, além de literatura e egodocumentos, como diários e cartas, escritos pelas próprias preceptoras ou por testemunhos dessa prática. Conclui-se que a educação, a cargo de preceptoras europeias, era considerada uma distinção social e continha práticas de educação análogas aos modelos escolares europeus.

Keywords : Educação doméstica de meninas; Preceptoras; Brasil oitocentista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )