Cadernos de História da Educação
Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806
Abstract
VELOSO, Geisa Magela and AMORIM, Mônica Maria Teixeira. Elementos constitutivos da história da profissão docente em Montes Claros (1920-1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp.221-237. Epub May 06, 2019. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-13.
O artigo objetiva discutir elementos constitutivos da história da profissão docente, nas décadas de 1920-30, partindo da organização da Escola Normal na cidade de Montes Claros, localizada em Minas Gerais/Brasil. O estudo situa-se no âmbito da História Cultural, tomou o jornal Gazeta do Norte como fonte documental e a Revista do Ensino para captar a sincronia do local com discussões propostas em Minas Gerais. No estudo, destaca-se o papel das escolas normais na formação docente, o embate entre formação técnica e cultura geral, a abnegação e a culpa como fundamentos do trabalho docente. Ressalta-se que Montes Claros faz adesão ao programa proposto em Minas, defende o magistério como sacerdócio e o ensino normal como atividade técnica.
Keywords : Profissão docente; História; Escola Normal; Formação docente.