Cadernos de História da Educação
On-line version ISSN 1982-7806
Abstract
GUTIERREZ, Laurent. Reinventar uma coesão para garantir a legitimidade de suas propostas de reforma do ensino: o exemplo da Liga Internacional para a Educação Nova (LIEN). Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e036. Epub Jan 29, 2022. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-36.
Dividido entre o desejo de reunir o maior número possível e o de levar em consideração as orientações ideológicas de cada um dos seus membros, a Liga Internacional para a Educação Nova (LIEN) foi exitosa em dar de si uma imagem suficientemente consensual para legitimar a sua ação. A história desse movimento nos ensina que as dificuldades encontradas e as soluções que lhes foram propostas envolveram numerosas concessões que acabaram por enfraquecer o alcance de seus princípios fundadores. Este texto revisita alguns episódios da história da LIEN entre as duas Guerras Mundiais, enfatizando como ela trabalhou para a sua coesão no momento em que o número e a natureza das suas dissensões aumentavam.
Keywords : Educação Nova; Liga Internacional; Congresso; Adolphe Ferrière; Reforma; Pedagogos.