Cadernos de História da Educação
On-line version ISSN 1982-7806
Abstract
ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de and BOTO, Carlota. Sons da alfabetização no Brasil Império: atualidade de Castilho e Jacotot. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e018. Epub Jan 29, 2022. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-18.
Ao indicar a “instrução fônica sistemática” como um de seus princípios norteadores, a Política Nacional de Alfabetização - PNA (2019) ressoa uma latente discussão metodológica imperial que perpassava as querelas entre as marchas sintética e analítica no ensino da língua materna. Esse artigo apresenta as matrizes do método fônico, criado pelo português António Feliciano de Castilho (1855), e do método analítico do Ensino Universal, criado por Joseph Jacotot (1834), que circularam e geraram embates em solo brasileiro no século XIX. Restringir as divergências do processo de alfabetização ao aspecto metodológico da adoção dessas marchas reitera o viés tecnicista desacoplado do contexto social, histórico, político e cultural dos sujeitos envolvidos.
Keywords : Alfabetização; Castilho; Jacotot.