SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22The New Education Fellowship and South America: a panorama of the establishment of networks (1920-1930)The theological anthropology of Paulo Freire in Pedagogy of the Oppressed: a contribution to the discussion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

ZALDIVAR, Jon Igelmo; OLMEDA, Gonzalo Jover  and  UCEDA, Patricia Quiroga. Perspectivas de Ivan Illich sobre a educação na prática: de projetos educacionais contraculturais na década de 1970 à pedagogia decolonial indígena dos anos 1990 em diante. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e205.  Epub Aug 07, 2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-205.

Ivan Illich publicou Deschooling Society em 1971. Neste artigo, são examinados projetos educacionais e movimentos fundamentados tanto numa visão contracultural como em propostas pedagógicas indígenas. As questões centrais no presente trabalho são: como esses projetos leem Illich dentro do contexto específico em que estavam inseridos? Quais foram as intenções daqueles que se basearam nas ideias de Illich? Na primeira parte do artigo, são examinados dois espaços que funcionaram com noções de contracultura: o CIDOC, em Cuernavaca (México); e o Learning Exchange, em Evanston (Chicago, EUA). Em seguida, foca-se a influência de Illich sobre John Holt, que liderou o movimento do ensino doméstico a partir de 1977, e Lee Felsenstein, que introduziu as ideias de Illich no Homebrew Computer Club em 1975. Por fim, analisam-se os fundamentos teóricos subjacentes a "La Universidad de la Tierra".

Keywords : Ivan Illich; Desescolarização; Contracultura; Pedagogia decolonial.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )