Cadernos de História da Educação
On-line version ISSN 1982-7806
Abstract
COSTA, Renata Alves; GOMES, Maria Laura Magalhães and DASSIE, Bruno Alves. Práticas educativas em Matemática no Colégio de Aplicação da UMG/UFMG (1954-1968) e suas relações com os livros didáticos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e181. Epub Aug 07, 2023. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-181.
Este artigo focaliza livros didáticos de Matemática no Colégio de Aplicação da Universidade de Minas Gerais/Universidade Federal de Minas Gerais no período 1954-1968. O estudo teve como objetivo realizar uma análise com base no cruzamento de documentação escrita e narrativas de antigos estudantes e professores colhidas em entrevistas com a metodologia da História Oral. A investigação evidenciou o protagonismo dos livros didáticos num contexto de ensino centrado no professor, grande carga de exercícios e presença de instrumentos avaliativos rigorosos. Procurou-se articular, no estudo dos livros, que tiveram papel fundamental nas práticas educativas em Matemática do Colégio de Aplicação, as formas de organização do campo da educação no período investigado, a estrutura das obras envolvidas e sua recepção por alunos e professores.
Keywords : Colégio de Aplicação da UMG/UFMG; Livros Didáticos de Matemática; História Oral.