SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1School violence: a reflection on practice teachersRepresentations of teachers: between the past and the present author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SPIES, Joseane  and  FISS, Dóris Maria Luzzardi. Identidades docentes, charges e crise do/no magistério: efeitos de sentidos. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.1, pp.100-131. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5637.

São vários os modos de se dizer/fazer professor, o que faz pensar sobre: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de uma pesquisa qualitativa apoiada na Análise de Discurso francesa (Michel Pêcheux), pretendemos compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico - a charge. Foram analisadas dez charges, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado à precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições, remetendo a uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico quanto polissêmico.

Keywords : Identidades Docentes; Charges; Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )