SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Princesses in discourse: the Disney dolls characters in children's visionInterdisciplinarity: its presence in the curriculum guidelines of the state of paraná and in science, religious education and history textbooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

ARANTES, Adlene Silva. Educação e instrução de meninos e meninas negras e desvalidas em Instituições para Órfãos (Pernambuco, Século XIX). Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.269-294. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.3151.

Este estudo que é parte de uma pesquisa mais ampla que se propôs a compreender a educação para as crianças desvalidas em instituições para órfãos que funcionaram na Província de Pernambuco ao longo do século XIX. Utilizamos como fontes legislação da instrução pública; ofícios e relatórios da Presidência da Província e das instituições orfanológicas. A pesquisa foi norteada teórica e metodologicamente pelos estudos da História Social da Infância. O tratamento dado às crianças no interior das instituições poderia variar de acordo com o gênero e a raça. Os meninos "incorrigíveis" poderiam ser encaminhados à Marinha e ao Exército como castigo. Para as meninas "insubordinadas" os hospitais eram os lugares de destino. Os prêmios poderiam ser livros e objetos de ensino, medalhas e valores em dinheiro ou lugares de destaque nas aulas, segundo o professor julgasse necessário. As meninas bem comportadas ainda poderiam ser professoras, trabalhar em casas de famílias ou se casarem.

Keywords : História da Educação; Pernambuco; Meninos e Meninas Negras e Desvalidas; Instituições para Órfãos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )