Reflexão e Ação
On-line version ISSN 1982-9949
Abstract
KLEIN, Madalena and SANTOS, Angela Nediane dos. Disciplina de libras: o que as pesquisas acadêmicas dizem sobre a sua inserção no ensino superior?. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.9-29. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6147.
O artigo analisa como a inserção da disciplina de Libras - Língua Brasileira de Sinais - no Ensino Superior vem sendo foco de pesquisas desde o Decreto Federal nº 5.626/2005. Realizamos a busca em diferentes sites de pesquisa, como o Scielo e o Google, encontrando dissertações e teses, bem como artigos disponibilizados em livros, revistas ou anais de eventos. Verificamos que essas produções analisam: a legislação enquanto política que obriga a inserção da disciplina no Ensino Superior; os currículos a partir de planos de ensino das disciplinas; as implicações da disciplina na formação de professores para atuarem com alunos surdos na inclusão; a formação do professor de Libras no Ensino Superior; os materiais didáticos para a disciplina de Libras. São efervescentes os discursos em torno da disciplina de Libras, produzindo significados sobre os surdos, sua língua e sua educação e efeitos nos próprios currículos da disciplina.
Keywords : Disciplina de Libras; Ensino Superior; Pesquisas Acadêmicas.