SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Socio-pedagogical disputes on ability to be subject. Between the dependency and autonomyLiterary narratives as resource for history teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

OLIVEIRA, Maria Clarice Rodrigues de  and  FRANZOI, Naira Lisboa. Educação profissional, trabalho e produção de saberes. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.315-337. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5742.

O artigo apresenta o estudo de caso sobre uma pesquisa desenvolvida numa escola técnica pública por dois estudantes trabalhadores, provenientes de uma região da indústria fumageira, no interior do Rio Grande do Sul. O foco é a forma como se deu o diálogo entre os saberes escolares, ou "constituídos" e os saberes experiências dos alunos, ou "engajados", à luz da Ergologia. Faz-se um ensaio teórico de ver nessa experiência um uso do Dispositivo Dinâmico de Três Polos, ferramenta metodológica por ela proposta. Os conceitos de atividade humana, trabalho, saberes e o Dispositivo Dinâmico de Três Polos (DD3P), na perspectiva da Ergologia, são a sustentação teórica do estudo. Ao visibilizar uma experiência bem sucedida em uma escola pública cujo público são jovens e adultos trabalhadores, e ao explorar as possibilidades de uso de uma ferramenta teórico metodológica que objetiva promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes engajados na atividade de trabalho por aqueles que o executam, acreditamos estar contribuindo com a prática docente e com o campo teórico-metodológico, ainda em construção.

Keywords : Educação Profissional; Trabalho-Educação; Saberes do Trabalho; Ergologia; Dispositivo Dinâmico de 3 Polos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )