SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Project future in socio affective dimension: how to build the perceptions of students secondary education in Portugal and high school in BrazilFunk ostentação as a cultural pedagogy: music, consumption and the production of female subjectivities in school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

CAETANO, Marcio Rodrigo Vale; SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço da  and  GOULART, Treyce Ellen Silva. Masculinidades hegemônicas e dissidências: tensões curriculares em cotidianos de escolas da periferia. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.214-232. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6851.

As identidades (sexuais), em sua relação com o espaço escolar estão, a todo tempo, tensionando e sofrendo a interpelação dos currículos. Considerando esse cenário, a partir das contribuições das teorias de gênero e sexualidades e da metodologia de Observação Participante, esse artigo objetivou questionar os modos como as masculinidades hegemônicas de duas escolas públicas da região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro são performatizadas e interagem com as identidades sexuais dissidentes, a exemplo de gays, travestis e transexuais (GT). Com os dados que subsidiaram a análise, produzidos a partir de práticas docentes dos autores, buscou-se questionar os currículos com vistas a interrogá-los sobre os discursos que produziram modos de subjetivação e ensinaram formas heteronormativas, complementares e assimétricas de projeção das identidades sexuais fortemente atravessadas pelas expectativas em torno da(s) masculinidade(s) negra(s).

Keywords : Currículos; Performances; Masculinidades; Dissidências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )