Reflexão e Ação
On-line version ISSN 1982-9949
Abstract
TREVISOL, Maria Teresa Ceron and LOPES, Anemari R. L. V.. Aprendendo a ser professor: experiências de formação docente em diferentes espaços de aprendizagem. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.26-46. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7504.
O artigo busca analisar experiências de formação docente que ocorrem em diferentes espaços de aprendizagem, não somente as realizadas nas salas de aula do curso, e que trazem contribuições ao aprendizado de se constituir docente. A base empírica desse artigo são registros de duas pesquisas que, mesmo sendo desenvolvidas em espaços físicos e cronológicos diferentes, possuem, em comum o fato de que os licenciandos foram desafiados a desenvolverem ações de ensino em diferentes espaços de aprendizagem. Para a coleta dos dados com os sujeitos participantes foi utilizado um questionário composto por perguntas relacionadas ao engajamento nas experiências, a atividade docente e sobre a profissão de professor. Identificou-se que o envolvimento do licenciando em experiências abrangendo ações de ensino contribuíram para sua formação, pois as mesmas os colocam na necessidade de estudar, planejar, organizar, desenvolver e avaliar, buscando modos de ensinar.
Keywords : Formação de Professores; Aprendizagem da Docência; Espaços de Formação Docente.