SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3State of art on the researchers’ formation in-group spaceThe philosophy in high school from the institution of discipline to the challenge of educational experience in didactic material author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

ADAMS, Telmo  and  GASPARONI, Caroline Lisian. A construção de indicadores de emancipação na metodologia de pesquisa qualitativa em educação. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.359-376. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.7905.

O artigo, resultante de uma pesquisa no campo da Educação Não Escolar, narra o caminho metodológico percorrido na elaboração de indicadores qualitativos de emancipação, que orientaram a análise da experiência de educação profissionalizante realizada por uma ONG com jovens de periferia urbana. Reflete-se sobre questões relativas à pesquisa qualitativa em educação, com base no método da fenomenologia existencial, a partir das contribuições de Merleau-Ponty e Paulo Freire. A operacionalização metodológica viabilizou-se por meio da observação participante, análise documental, entrevistas individuais e interações coletivas. Conclui-se que, a partir da relação entre teoria e campo empírico, a construção de indicadores de emancipação possibilitou um processo interpretativo que contribuiu efetivamente na compreensão do fenômeno estudado, constituindo-se um instrumento válido para a pesquisa qualitativa em educação.

Keywords : Pesquisa Qualitativa; Indicadores de Emancipação; Metodologia de Pesquisa; Organizações não Governamentais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )