SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Academic discussion about the system of evaluation called sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo (Saresp)Occupational therapy and pedagogy of Paulo Freire: configurations of the meeting in national scientific production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

MALAVSKI, Paula Dagnone. A contribuição da “pedagogia da autonomia” no ensino-aprendizagem em geografia para a educação de jovens e adultos (EJA): uma possibilidade de formação cidadã. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.118-131. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8927.

O objetivo desse artigo é apresentar a contribuição da obra “Pedagogia da Autonomia” do educador Paulo Freire para uma práxis em Geografia Escolar, sob sua perspectiva crítica. Um estudo de caso realizado por nós realizado com educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública, localizada em um bairro popular da cidade de Salvador (BA), cidade a qual passa por um amplo processo de reestruturação de políticas urbanas, a pedagogia dialógica freiriana embasou uma prática do ensino-aprendizagem em Geografia para esse público. Os resultados da pesquisa puderam revelar que a construção coletiva entre educadores e educandos de conceitos importantes da Geografia Escolar, como paisagem, espaço, território e lugar, a partir da experiência da vida cotidiana, apresentam-se como possibilidades para uma educação contextualizada e crítica, assim como de uma formação cidadã.

Keywords : Geografia Escolar; Geografia Crítica; Pedagogia Dialógica; Formação Cidadã.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )