Reflexão e Ação
On-line version ISSN 1982-9949
Abstract
CUSTODIO, Glauber Cesar Cruz and NUNES, Célia Maria Fernandes. A DOCÊNCIA EM “CELAS DE AULA”: DESAFIOS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PRISIONAIS. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.130-147. Epub Nov 08, 2019. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12600.
Esta pesquisa buscou investigar possíveis desafios enfrentados por professores de Educação Física em escolas prisionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento para a coleta de dados entrevista semiestruturada, questionário e caderno de campo. Os docentes revelaram vários desafios, destacando-se os limites para o desenvolvimento de suas ações com a Educação Física, em razão das aulas acontecerem somente dentro da sala/cela e com diversas restrições. Essa situação limita o alcance dos propósitos educacionais da disciplina, em razão de suas ncessidades, e estabelecem um paradoxo, pois quando se pensa na mesma pressupõe a presença de movimento e práticas corporais
Keywords : Docência em prisão; Educação Física; Escolas prisionais; Educação na prisão; Educação prisional.