SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2The state of knowledge on the multifunctional resources rooms: the academic productions of the stricto sensu post-graduation programs in BrazilThe senses of the contemporary school: displacements from young student narratives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SILVA, Marcelo Oliveira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de  and  LOPES, Amanda de Oliveira. Os manuais e a pedagogização da docência na educação infantil. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.177-191.  Epub Sep 27, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.14327.

Este artigo tem como foco discutir as tecnologias de pedagogização da docência presentes no manual: Campos de experiências - efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil. Entende-se como pedagogização o conjunto de estratégias discursivas por meio das quais se busca decodificar, traduzir e ensinar para os professores de um modo acentuadamente prescritivo e "didático”. A metodologia utilizada é a análise do discurso de inspiração foucaultiana. Os resultados indicam a necessidade de que continuem sendo problematizados os discursos presentes em manuais de formação, pois a docência deveria ser pensada para além de roteiros regulatórios, mas como espaço de criação e invenção.

Keywords : Educação Infantil; Discurso; Pedagogização; Docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )