SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Manuals and pedagogization of teaching in early childhood educationPublic health policy and migrants: challenges of health education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SEVERO, Rita Cristine Basso Soares  and  SCHEUER, Franciele Thais. Os sentidos da escola contemporânea: deslocamentos a partir das narrativas de jovens alunos e alunas. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.192-206.  Epub May 16, 2024. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.14425.

A ordem escolar que aprendemos a defender nos espaços e tempos escolares parece estar ruindo. Nesse sentido, questionamos: que sentidos os jovens atribuem à escola? O objetivo desse artigo é articular reflexões teórico-metodológicas do campo dos Estudos Culturais com duas pesquisas que se propuseram a realizar alguns deslocamentos nos modos de fazer pesquisa. Nestas pesquisas a escola é narrada pelos jovens alunos e alunas do Ensino Médio. Os estudos foram profícuos para pensar as práticas escolares e considerar que as tensões e as negociações existentes entre os sujeitos que habitam a escola produzem outros sentidos para a escola contemporânea.

Keywords : Estudos Culturais; Juventudes; Escola contemporânea.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )