SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3The basic teaching center in the high school curriculum construction in a federal institution: advances and limitationsSchool of full-time high school and management policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

CARDOSO, Shirley Sheila; OLIVEIRA, Luthiane Miszak Valença de  and  OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Juventudes e neoliberalismo: interfaces para pensar o currículo do ensino médio. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.57-73.  Epub Aug 28, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16367.

O texto problematiza o Ensino Médio, analisando as interposições do neoliberalismo no currículo e contextos juvenis. Organizou-se a pesquisa de cunho bibliográfico com análise sobre a problemática curricular do Novo Ensino Médio. Os resultados apontam para debates sobre a responsabilização da formação do sujeito; a criação de um neosujeito empresário de si e as relações de financeirização da vida. Quanto ao currículo e às juventudes, quatro eixos se destacaram: os conhecimentos relevantes, o protagonismo, a educação integral e as práticas democráticas. As discussões sinalizam a caracterização do neoliberalismo como uma racionalidade orientadora que incide na constituição dos sujeitos.

Keywords : Neoliberalismo; Juventudes; Currículo; Ensino Médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )