Reflexão e Ação
On-line version ISSN 1982-9949
Abstract
AVILA, Luciana Toaldo Gentilini and FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Promoção de estratégias de aprendizagem no ensino superior: desafios para aprender. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.84-98. Epub July 14, 2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.14046.
O objetivo deste estudo foi analisar contribuições da oficina “Como aprender na universidade?”, oferecida a estudantes de diferentes cursos de graduação de uma Universidade Pública. A oficina buscou identificar desafios para aprender, estratégias autoprejudiciais e oportunizar a autorregulação da aprendizagem dos estudantes. Conforme os resultados, os desafios dos estudantes estão relacionados à gestão do tempo e à falta de organização para estudar, sendo que a estratégia autoprejudicial mais pontuada foi a procrastinação. A pesquisa mostrou que são possíveis mudanças e avanços no comportamento dos estudantes para aprender desde que esses queiram e tenham oportunidades para esse propósito.
Keywords : Estratégias autoprejudiciais; Autorregulação da aprendizagem; Ensino superior.