Reflexão e Ação
On-line version ISSN 1982-9949
Abstract
ESTEVES, Pamela Suelli da Motta. Indisciplinas, conflitos e violências: uma compreensão do clima escolar. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.200-214. Epub June 21, 2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.16561.
Esse texto é um convite à compreensão da instituição escolar a partir da desnaturalização de sua universalidade e eternidade. O objetivo central é problematizar os conceitos de indisciplina, conflito e violência no cotidiano escolar. Nesse sentido, o texto convida para um olhar problematizador acerca das relações intersubjetivas que se constroem na escola e adverte a importância de compreender o conflito como pedagogicamente positivo para construção de um clima escolar democrático. O texto está fundamentado em uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do Ensino Médio, docentes e gestores de uma escola pública de São Gonçalo, (RJ).
Keywords : Indisciplina; Conflito; Violência; Clima escolar.