Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
COSTA, Luzinete Duarte; MELLO, Geison Jader and ROEHRS, Marfa Magali. Feira de Ciências: aproximando estudantes da educação básica da pesquisa de iniciação científica. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.504-523. Epub Aug 31, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-10.
Este artigo analisa de que modo as feiras de Ciências podem constituir uma oportunidade para a aprendizagem e para a formação de uma identidade científica no contexto da Educação Básica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, segundo os moldes da análise documental. Analisa-se a compreensão científica de estudantes premiados com bolsas de iniciação científica júnior, participantes da Feira de Ciências do Território do Alto Paraguai, em Mato Grosso, em 2016. O objetivo específico foi o de identificar características da compreensão científica desencadeada pela valorização do conhecimento construído por esses bolsistas. Os dados obtidos a partir de documentos da autoria desses estudantes (projetos e relatórios) revelaram que, além de ser um evento importante, a feira é uma estratégica metodológica mediadora da Educação e incentiva as atividades científicas por meio da socialização e do intercâmbio que possibilita.
Keywords : Feira de Ciências; Iniciação Científica; Estudantes da Educação Básica.