SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Knowledge got that in official federal documents for the curriculum of licensing courses in MathematicsCurriculum Development and the Sociocultural Dimension in a Discipline about Function in Rural Education Undergraduate Course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

COSTA, Célia Souza da; CORDEIRO, Gisele do Rocio  and  BENTES, Liana da Costa Ferreira. Matemática do mundo da vida: abordagem metodológica nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.482-499.  Epub Aug 17, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-4.

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino carregada de especificidades, pois o público atendido é diversificado, jovem, adulto e trabalhador geralmente marcados por percalços que dificultaram acesso à educação na idade ideal. Este artigo tem como objetivo discutir como uma abordagem metodológica diferenciada a partir do mundo da vida que pode fazer a diferença no ensino da matemática para os estudantes da EJA. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa considerando as contribuições de autores como Januario (2012, 2014 e 2017), Souza (2012), Sampaio (2009), Basegio e Borges (2013) e Hirye et al. (2016), entre outros, procurando enfatizar a importância de uma abordagem metodológica na Educação de Jovens e Adultos, no ensino da Matemática. Concluiu-se que há a necessidade de uma abordagem metodológica diferenciada, no qual o docente poderá adequar a metodologia de acordo com o perfil do alunado e com os saberes prévios, o conhecimento do mundo da vida.

Keywords : Matemática; Mundo da vida; Educação de Jovens e Adultos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )