SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 special issueContribution of Earth Science to scientific education in Basic Education: production of teaching materials and practices in Natural Sciences(Re)discovering Saussure in Portuguese Language Teaching: literacy practices based on Saussurean signs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

CAMPOS, José Galúcio  and  SENA, Daniel Richardson de Carvalho. Aspectos teóricos sobre o ensino de ciências por investigação. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1467-1491.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-13.

Este texto apresenta considerações teóricas sobre o ensino por investigação. Em atenção a diversidade de atribuição de significados a esta abordagem didática apresentamos duas possíveis delimitações: primeiramente sobre o tipo de investigação que se deve praticar, em segundo, sobre o tipo de problema que se deve investigar; tanto a primeira como a segunda apresentam-se no contexto da escola básica. Em seguida, propomos três bases epistemológicas que devem fundamentar o ensino de ciências por investigação.

Keywords : Ensino de ciências; Ensino por investigação; Epistemologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )