Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
LOCATELLI, Solange Wagner. Estratégia metacognitiva para repensar os níveis representacionais envolvidos numa transformação química. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1590-1613. Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-18.
Por meio dessa pesquisa, pretendeu-se compreender como que oito graduandos de uma universidade pública se apropriam dos níveis representacionais ao proporem explicações para a transformação química envolvida na combustão do metano. Para isso, os alunos tinham que elaborar um texto para explicar essa reação química, bem como responder a um questionário no início e no final do processo. A pesquisa foi de cunho qualitativo, apoiando-se na análise textual discursiva para a organização dos dados, em que unidades de análise foram geradas a partir dos textos produzidos. Os resultados indicaram uma prevalência das explicações em nível macroscópico, sendo que o nível submicroscópico foi menos considerado, bem como a transição entre os níveis, mesmo com alunos mais experientes. Isso evidencia a necessidade de uma retomada nas explicações envolvendo o triplete, de tempos em tempos, para uma melhor apropriação desse entendimento, uma vez que o mesmo não é espontâneo.
Keywords : Níveis representacionais; Ensino de Química; Transformação química; Estratégia metacognitiva; Formação inicial.