Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
MEDEIROS, Jucélia Linhares Granemann de and SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. Atendimento educacional em ambiente hospitalar: visão do estudante portador de paralisia cerebral sobre direitos e formação. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e005. Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-5.
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada em 2020 e que investigou o olhar de cinco estudantes portadores de paralisia cerebral hospitalizados sobre o atendimento educacional que recebiam, os seus direitos, o espaço do hospital e o papel do professor. Para a investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, cujos dados foram levantados por meio de entrevistas semiestruturadas e atividades mediadas pela pesquisadora, à luz de documentos legais e estudos sobre o atendimento educacional. Os resultados mostraram que os estudantes reconheciam seus direitos a essa assistência pedagógico-hospitalar, mas acreditavam que esse atendimento precisava ser melhorado. No que diz respeito à atuação do professor, afirmaram que ele tem contribuído para dar continuidade a seus processos de aprendizagem, mas que, via de regra, carecem de formação de qualidade para o atendimento educacional hospitalar.
Keywords : Direito à educação hospitalar; Formação docente; Paralisia cerebral.