Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
MORAIS, Marcelo Bezerra de. Centro de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) e uma história da formação de professores de matemática no Brasil. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e024. Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-24.
Neste artigo, temos a intenção de apresentar uma versão histórica sobre a formação de professores de matemática ofertada pelo CECINE, levando em consideração mais estritamente o cenário do Rio Grande do Norte por ter sido o foco de nossos estudos. Para isso, lançamos mão de documentos constituídos a partir de uma operação historiográfica que mobilizou a História Oral como metodologia de pesquisa. Esta pesquisa, inserida em uma proposta de amplo espectro do Grupo História Oral e Educação Matemática, apresenta como apontamentos cursos ofertados pelo CECINE no qual buscou-se disseminar pelo Norte e Nordeste a Matemática Moderna e ainda a oferta de cursos de Licenciatura de Curta Duração em Ciências, que formou professores para atuar nessas regiões e ainda no Centro Oeste.
Keywords : História da Educação Matemática; Centros de Ciências; Formação de professores; Historiografia.