Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti and MILANEZ, Natalia Cristina. A Coleção Matemática, Metodologia e Complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: uma análise. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e029. Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-29.
Este artigo tem como objetivo analisar a coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, utilizando o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade, proposto por Thompson (1995), em conjunto com a ideia de Paratextos Editoriais, de Genette (2009). A Coleção, cujo autor é Ruy Madsen Barbosa e cuja primeira edição é de 1966, é composta por três volumes. A análise dessa obra nos permite apontar tanto elementos que, nela, nos pareceram inovadores do ponto de vista didático e pedagógico, quanto o modo como, nela, aparentemente, seu autor defende valores próprios à prática científica da Matemática em detrimento do que se considera ser adequado como guia à formação de professores.
Keywords : Análise de livros; Movimento Matemática Moderna; História da Educação Matemática Brasileira; Ensino Primário; Formação de Professores.