Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
MATTOS, Sandra Maria Nascimento de and OLIVEIRA, Keila Ferreira de. Práticas docentes inovadoras e insurgentes: interdisciplinaridade e contextualização como possíveis caminhos. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e016. Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-16.
Esse artigo tem como objetivo apresentar práticas docentes inovadoras e insurgentes que buscaram, na interdisciplinaridade e na constextualização dos saberes por intermédio dos alunos, transgridir o que está posto. Essas práticas foram desenvolvidas com a implantação do Projeto “Espaço Horta na Escola”, visando modificar o olhar da comunidade escolar a respeito do trabalho desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, Cacoal - RO, Brasil. Adotamos como metodologia a observação participante e a realização de rodas de conversas para produzir os dados. Nessa perspectiva, a observação das práticas docentes inovadoras e insurgentes, que foram assim caracterizadas por demonstrarem ações originais ou não, mas que incorporaram renovação à intenção docente, são um caminho para ultrapassar o que está instituído nas salas de aula. Apontamentos que existem desafios, mas que podem ser superados quando são utilizadas estratégias de ensino e de aprendizagem diversificadas, promovendo práticas eficazes e significativas.
Keywords : Práticas docentes; Interdisciplinaridade; Contextualização; Insurgência.