SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Religious education teachers: exploratory study on their professional performanceThe Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) and its participants: an analysis of formative experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

SILVA JUNIOR, José Davison da; BARBOSA, Valquíria Farias Bezerra  and  OLIVEIRA, Maria Luana Lopes de. Avaliação da aprendizagem no ensino médio integrado: análise documental e percepções de estudantes. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e033.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-33.

O objetivo do texto é compreender a avaliação da aprendizagem a partir das percepções de estudantes do ensino médio integrado. A pesquisa de cunho qualitativo teve como etapas a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas examinadas através da análise de conteúdo de Bardin (2011). Baseado tanto nos documentos estudados, quanto nas pecepções de discentes, observa-se a existência de uma avaliação que tenta superar a concepção tradicional, por meio de práticas formativas. Por outro lado, as avaliações tradicionais, com foco na mensuração e consequente classificação do estudante, ainda persistem no contexto educacional estudado. Conclui-se que são necessárias práticas avaliativas que promovam uma melhor interação entre professor e aluno, com foco na aprendizagem e desenvolvimento do discente.

Keywords : Percepções da Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Formativa; Ensino Médio Integrado.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )