Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
SILVA JUNIOR, José Davison da; BARBOSA, Valquíria Farias Bezerra and OLIVEIRA, Maria Luana Lopes de. Avaliação da aprendizagem no ensino médio integrado: análise documental e percepções de estudantes. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e033. Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-33.
O objetivo do texto é compreender a avaliação da aprendizagem a partir das percepções de estudantes do ensino médio integrado. A pesquisa de cunho qualitativo teve como etapas a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas examinadas através da análise de conteúdo de Bardin (2011). Baseado tanto nos documentos estudados, quanto nas pecepções de discentes, observa-se a existência de uma avaliação que tenta superar a concepção tradicional, por meio de práticas formativas. Por outro lado, as avaliações tradicionais, com foco na mensuração e consequente classificação do estudante, ainda persistem no contexto educacional estudado. Conclui-se que são necessárias práticas avaliativas que promovam uma melhor interação entre professor e aluno, com foco na aprendizagem e desenvolvimento do discente.
Keywords : Percepções da Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Formativa; Ensino Médio Integrado.