Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
TENO, Neide Castilho de Araújo; OLIVEIRA, Edinéia Leite dos Santos and ZEVIANI, Maristela. Narrativas de professores formadores: práticas pedagógicas no ensino com a oralidade e a escrita na perspectiva dos multiletramentos. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e012. Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-12.
Este estudo vincula-se ao projeto “Memórias de professores: diálogos sobre o Letramento e o ensino da Língua Portuguesa - etapa II” objetivando reflexão acerca do ensino da língua portuguesa nas escolas públicas. Analisa o ensino da oralidade e escrita enquanto prática docente na perspectiva do multiletramento. Objetiva compreender práticas pedagógicas dos professores em formação em Letras, por meio da análise de fragmentos de narrativas orais e escritas desses professores. Utilizou-se metodologia da análise de conteúdo de Bardin (2013) para análise dos dados com recorte para relação ensino e prática pedagógica, prática de ensino de textos orais e escritos, oralidade e escrita. Utilizou-se os teóricos Bakhtin/Volochínov (1997; 2014), Tfouni (2010), Josso (2010), Marcuschi, (2001), entre outros. Como resultado, constatou-se que os professores dominam observações da oralidade e da escrita com gêneros multimodais na construção de sentido relaciondo-os aos usos sociais da linguagem e articulação entre experiências vivenciadas em sala de aula.
Keywords : Narrativas de professores; Oralidade e Escrita; Multiletramento.