SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Didactic transposition of irrational numbers in Portuguese textbooks from 1909 to 1963A geometry for teaching by José Augusto Coelho author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo; ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira  and  ALMEIDA, Chrystian Bastos de. Considerações sobre a interação entre professores e pesquisadores no desenvolvimento do Projeto PREMa - EB. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e019.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-19.

Este artigo visa a apresentar a contribuição da Gênese Documental, em especial da noção de esquema, no trabalho colaborativo de professores do projeto de pesquisa Pensar os Recursos para o Ensino de Matemática no Ensino Básico - PREMa - EB e seus impactos. O projeto foi desenvolvido tendo como alicerce a metodologia da pesquisa-ação-formação, enquadrando-se na proposta de um caminho de pesquisa que favorece a articulação entre pesquisadores de universidades e grupos de professores da educação básica. O referencial teórico da pesquisa é a Gênese Documental, elaborada por Gueudet e Trouche (2009), a qual tem como pilar a noção de documento (recursos combinados a seus esquemas de utilização). Pode-se perceber no desenvolvimento do trabalho colaborativo os impactos da noção de esquema indicando a transformação dos recursos em acordo com os elementos trazidos pelos professores, os quais são advindos de suas concepções e suas práticas de sala de aula.

Keywords : Gênese Documental; Esquema; Trabalho colaborativo; Pesquisa-ação-formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )