SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A geometry for teaching by José Augusto CoelhoThe teaching knowledge of pedagogical coordinators: threads and beads of a beautiful necklace author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

BRITTO, Silvio Luiz Martins; KUHN, Malcus Cassiano  and  BAYER, Arno. O ensino de Matemática no curso ginasial brasileiro: um olhar do jesuíta Pedro Browe no início do século XX. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e021.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-21.

O estudo aborda o artigo A Mathemática no curso Gymnasial, publicado em 1906, no relatório anual do Ginásio Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo/RS. Como o tema se insere na História da Educação Matemática, este estudo qualitativo e documental, ampara-se na pesquisa histórica. O artigo trata da Matemática no ensino secundário brasileiro, no início do século XX, a partir do olhar do jesuíta Pedro Browe. Considera que o programa de ensino secundário brasileiro se apresenta de forma teórica, não havendo espaço para aplicações práticas. Os conteúdos são trabalhados em apenas quatro anos, tempo inferior ao de países europeus. Destacando-se nos campos da aritmética e álgebra, defende o método intuitivo no ensino secundário de Matemática no Brasil, por influência do ginásio alemão e pautado na Ratio Studiorum. O ensino de Matemática deveria ser prático e utilitário, pois essa área é apropriada para desenvolver o raciocínio, a autonomia e a razão.

Keywords : História da Educação; Jesuítas; Matemática; Ensino Secundário; Método de Ensino Intuitivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )