Ensino em Re-Vista
On-line version ISSN 1983-1730
Abstract
BRITTO, Silvio Luiz Martins; KUHN, Malcus Cassiano and BAYER, Arno. O ensino de Matemática no curso ginasial brasileiro: um olhar do jesuíta Pedro Browe no início do século XX. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e021. Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-21.
O estudo aborda o artigo A Mathemática no curso Gymnasial, publicado em 1906, no relatório anual do Ginásio Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo/RS. Como o tema se insere na História da Educação Matemática, este estudo qualitativo e documental, ampara-se na pesquisa histórica. O artigo trata da Matemática no ensino secundário brasileiro, no início do século XX, a partir do olhar do jesuíta Pedro Browe. Considera que o programa de ensino secundário brasileiro se apresenta de forma teórica, não havendo espaço para aplicações práticas. Os conteúdos são trabalhados em apenas quatro anos, tempo inferior ao de países europeus. Destacando-se nos campos da aritmética e álgebra, defende o método intuitivo no ensino secundário de Matemática no Brasil, por influência do ginásio alemão e pautado na Ratio Studiorum. O ensino de Matemática deveria ser prático e utilitário, pois essa área é apropriada para desenvolver o raciocínio, a autonomia e a razão.
Keywords : História da Educação; Jesuítas; Matemática; Ensino Secundário; Método de Ensino Intuitivo.