Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117
Abstract
NASCIMENTO, Silvania Sousa do; WEIL-BARAIS, Annick and DAVOUS, Dominique. DIFERENTES FAZERES, DIFERENTES SABERES : A AÇÃO DE MONITORES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2001, vol.3, n.1, pp.09-20. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030102.
Este artigo discute a metodologia utilizada para caracterizar os saberes práticos e teóricos de um monitor em uma sequência de construção de um micro foguete durante uma colônia de férias. São propostos dois tipos de análise: uma global da sequência que visa o estabelecimento de sua cronologia e outra proposicional para a categorização do discurso do monitor em dois episódios. Na primeira análise, as ações e tarefas enunciadas pelo monitor constituem o protocolo efetivo da sequência e evidencia sua organização no tempo e no espaço assim como a gestão de diferentes fazeres do monitor. Na segunda, encontramos indicações de saberes e estratégias centrados na gestão de configurações espaciais múltiplas, na nominação e na qualificação dos elementos constitutivos do objeto técnico.
Keywords : educação não formal; objeto técnico; análise de discurso..