SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2THE CONCEPTIONS OF NATURE OF DIDACTIC BOOKS OF SCIENCESUMA PESQUISA SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FERRAZ, Daniela Frigo  and  TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. O USO ESPONTÂNEO DE ANALOGIAS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA: OBSERVAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2002, vol.4, n.2, pp.107-118. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172002040203.

Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado onde evidenciamos o uso de analogias e metáforas de forma espontânea por professores de Biologia no Ensino Médio. Contrariamente à nossa expectativa inicial, baseada na forte presença das coleções didáticas na prática pedagógica dos professores em geral, em nossas observações evidenciamos que poucas das analogias utilizadas coincidem com aquelas presentes nas coleções didáticas adotadas pelas professoras sujeitos da pesquisa. Detectamos outras fontes de onde podem proceder as analogias utilizadas pelos docentes que são apresentadas e discutidas neste texto. Além disso discutimos os resultados referentes a incorporação das analogias ao planejamento pessoal das professoras sujeitos dessa pesquisa.

Keywords : formação inicial de professores; prática de ensino de física; saberes docentes..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )