SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1When the saying of a subject is object of research: contributions of Analysis of Discourse French to understand the speech of teachers in a position to interviewCharacterization of biology exhibits at non-formal science education spaces author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MOREIRA, José Guilherme  and  FILGUEIRA, Valmária Gomes. Levantamento das principais dificuldades dos estudantes utilizando dados de processos seletivos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.69-82. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100106.

Através de dados de processos seletivos, propomos uma forma de análise para levantar as principais dificuldades dos estudantes de Ensino Médio com conteúdos de física ministrados nesse nível de ensino. Nessa análise, utilizamos os dados dos questionários socioeconômicos dos candidatos aos vestibulares da UFMG e os resultados de algumas questões de física desses vestibulares. Assim foi possível correlacionar a atratividade das alternativas com dados socioeconômicos - tipo de escola frequentado na maior parte do ensino médio e grau de escolaridade dos pais. Notamos que as dificuldades dos estudantes diferem de acordo com o grupo socioeconômico ao qual pertencem e, com esse dado, tentamos entender como evolui a compreensão dos estudantes sobre o tópico abordado nessas questões.

Keywords : ensino de física; processos seletivos, fatores socioeconômicos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )