SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1SOME ENVIRONMENTAL QUESTIONS ABOUT CHEMISTRY EDUCATION: WHAT THE STUDENTS THINKTHE COLLECTION OF SCIENTIFIC INSTRUMENTS OF THE PHYSICS LABORATORY AT THE BENTO DE ABREU STATE SCHOOL INARARAQUARA (SP) BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, Lenice Heloísa de Arruda  and  SCHNETZLER, Roseli Pacheco. O DISCURSO PEDAGÓGICO DE UM PROFESSOR E A ELABORAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp.55-70. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110105.

O trabalho enfoca o discurso de um formador (professor universitário) visando a elaboração de conceitos científicos em seus alunos (futuros professores de Biologia), no contexto de uma disciplina de conteúdo específico (Fisiologia). Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio. Os dados da investigação são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos de uma perspectiva histórico-cultural e enunciativa, adotando-se a análise microgenética para investigar o discurso pedagógico do formador. Os resultados revelam aspectos que caracterizam a complexidade das interações professor-aluno em sala de aula, evidenciando estratégias discursivas, por parte do formador, que na visão daquele formador asseguram a transmissão de conhecimentos e a consideração das idéias dos alunos.

Keywords : Interações discursivas; elaboração conceitual; formação docente inicial..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )