Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117
Abstract
ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de and QUEIROZ, Salete Linhares. O "SABER" E O "SABER FAZER" NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp.113-127. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172009110109.
O objetivo deste trabalho foi analisar as visões de alunos de pós-graduação sobre as necessidades formativas de professores de Química do Ensino Superior. A partir de questões relacionadas ao "saber" e "saber fazer" do professor neste nível de ensino, os alunos apresentaram suas concepções sobre os conhecimentos necessários para um bom desempenho na prática de sala de aula. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos priorizou a necessidade do professor conhecer a matéria a ser ensinada, ou seja, os saberes conceituais. Aliado a este saber, porém em menor grau, destacaram a importância dos saberes relacionados à metodologia de ensino da área específica.
Keywords : Formação de professores; ensino superior; química..