Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117
Abstract
ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira; JUNIOR, Álvaro Lorencini and LABURU, Carlos Eduardo. ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp.63-82. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120105.
Neste trabalho enfocamos as reflexões de dimensão discente de uma professora de Ciências. Para a coleta de dados, realizamos uma parceria colaborativa entre a pesquisadora e a professora, durante as horas/atividade na escola. Utilizamos a autoscopia trifásica como estra tégia de formação continuada, que possibilitou à professora refletir sobre a prática nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Apresentamos os dados da fase pós-ativa analisados à luz do referencial teórico sobre o conceito de prática reflexiva, segundo Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que ela buscou avaliar a prática educativa mediante questionamentos, proposição de soluções e reestruturação de ações que a levariam a dissolver os preconceitos que criou contra os alunos para melhorar sua ação docente.
Keywords : Ensino de ciências; formação continuada na escola; reflexão sobre a prática..