SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3REPETITION IN INTERPRETATIONS OF FUTURE PHYSICS TEACHER IN THE READING OF THE MAGAZINES CIÊNCIA HOJE AND PESQUISA FAPESPIMAGE FROM THE VIEW OF PUBLISHED ARTICLES IN EDUCATION IN SCIENCE FIELD FROM 1998-2007 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MEDEIROS, Miguel de Araújo  and  LOBATO, Anderson César. CONTEXTUALIZANDO A ABORDAGEM DE RADIAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp.65-84. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120306.

Este trabalho consiste em: (i) análise do conteúdo radiação em livros didáticos de Química e Física; (ii) análise das concepções prévias dos alunos sobre radiação; (iii) desenvolvimento e aplicação de um mate rial didático para suporte ao ensino e aprendizagem de radiação e (iv) aná lise do conhecimento adquirido pelos estudantes após o estudo do con teúdo. A análise dos livros didáticos de Química mostrou que radiação nuclear é o conteúdo principalmente abordado, enquanto que nos livros de Física são apresentadas principalmente ondas eletromagnéticas. Esse resultado demonstra que o conteúdo não foi ensinado de maneira eficien te. O conhecimento prévio, observado através de questionário, identificou as principais dificuldades dos alunos. Neste contexto, um material didáti co foi desenvolvido para o ensino e aprendizagem de radiação para mini mizar a ideia errada de que a radiação é prejudicial (como foi identificado em 82% das respostas dos estudantes). Através do ensino de radiações, usando esse material, e analisando os resultados deste trabalho, foi possí vel verificar que os alunos se interessam pelo assunto, reconhecendo e diferenciando vários tipos de radiação presentes no cotidiano.

Keywords : Radiação; ensino e aprendizagem; contextualização; material didático..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )