SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The occurrence of ‘private speech’ among adults: an analytical strategy for studying the intra-psychological functions in science educationWhat they think of education and what do the teachers college author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ANDRADE, Guilherme Trópia Barreto de. Percursos históricos de ensinar ciências através de atividades investigativas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.121-137. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172011131121.

Este trabalho discute momentos históricos em que a perspectiva do ensino por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da Educação e da Educação em Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que propõem a investigação na escola a partir do método científico. Apresento as reformas curriculares em 1950- 1960 no ensino de Ciências no Brasil em que materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século XX com discussões sobre a natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência em discussão em cada momento histórico.

Keywords : Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; História do Ensino de Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )