SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2ANALYSIS OF INCLUSIVE PROCESS IN A STATESCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF BAURU: THE VOICE OF A STUDENT WITH VISION IMPAIRMENTUSING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCE COURSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

AYRES;, Ana Cléa Moreira  and  SELLES., Sandra Escovedo. HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS COM A DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.95-107. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140206.

O artigo apresenta um estudo histórico acerca dos cursos de Licenciatura na área de Ciências Naturais no Brasil e, em particular, das propostas de Licenciaturas Curtas implementadas nas décadas de 1960-70. Apoiado em referenciais do campo do currículo, problematizam-se rela ções e conflitos que se estabeleceram na proposição das licenciaturas cur tas, relacionando-os com as demandas históricas por escolarização e com as especificidades da disciplina escolar Ciências. A análise dos argumentos produzidos no interior da comunidade acadêmica face a essas propostas e sustentados a partir de perspectivas epistemológicas e curriculares confli tantes é igualmente apresentada. Argumenta-se que o estudo da formação docente - suas concepções e modelos formativos - requer analisar tanto sua dimensão macrossocial quanto as relações mais específicas que confi guram a disciplina escolar.

Keywords : Educação em ciências; história do currículo; formação de professores de ciências..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )