SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3INCIDENCE OF STUDENTS' CHARACTERISTICS ON THEIR LEVEL OF MOTIVATION TO PARTICIPATE IN A SCIENCE FAIRCONTRIBUTION OF PHILOSOPHY OF MICROBIOLOGY IN SUPPORT OF THE RELATIONAL ZONE OF THE CONCEPTUAL PROFILE OF LIFE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

TRINDADE, Oziel Santana Neri; SILVA JUNIOR, Juvenal Cordeiro  and  TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.37-50. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140303.

O objetivo do estudo foi identificar as representações sociais construídas pelos estudantes do Ensino Médio em relação aos insetos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários junto a 100 estudantes de duas escolas públicas. A análise foi desenvolvida com apoio da Teoria das Representações Sociais. Os resultados indicam que os estudantes sustentam uma imagem predominantemente pejorativa em relação à grande maioria desses organismos. Tal imagem depreciativa é influenciada pelos meios de comunicação, pela escola e pelo conhecimento popular disseminado nas relações interpessoais. Ao final do trabalho, alertamos para a importância da atuação da escola na desmistificação das representações sustentadas pelos estudantes e para a construção de uma perspectiva mais ecológica na abordagem dos assuntos relacionados ao ensino de Zoologia.

Keywords : Estudantes; representações sociais; insetos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )