SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3DISCOURSES PRESENT IN THE CORRECTION OF A QUESTIONNAIRE: SENSES AND MEANINGSTHE AFRICAN SNAIL IN SCHOOL CONTEXT: THE PERCEPTIONS OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS AND THE HELMINTHOLOGICAL FAUNA STUDY ASSOCIATED WITH THE SNAIL IN BARRA DO PIRAÍ (RJ) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CASTRO, Darcy Ribeiro de  and  BEJARANO, Nelson Rui Ribas. O PERFIL DE CONHECIMENTO SOBRE SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DA COOPEC: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.261-274. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140316.

Este trabalho objetivou fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos das séries iniciais da Cooperativa de Ensino de Central- COOPEC, cidade de Central, Bahia-BA, em fevereiro de 2009, bem como descrever o contexto de ensino na sala de aula das referidas turmas durante aquele ano letivo. Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado e envolveu conteúdos de alguns aspectos de seres vivos (identificação, tamanho e função) nas séries iniciais (2° ao 5° ano), e crianças com faixa etária entre 7 e 11 anos de idade. Para desenvolvê-lo, usamos o referencial vygotskyano acerca dos conhecimentos espontâneos e científicos das crianças e outro biológico, sobre as concepções espontâneas delas nessa área. Aplicamos questionários com questões generalistas nas turmas para fins de obter informações sobre o conhecimento espontâneo dos estudantes com respeito aos seres vivos; discutimos com as professoras os conhecimentos trazidos à escola pelos estudantes nas reuniões bimestrais e aplicamos um questionário para que elas respondessem ao final do último encontro. A análise de dados, a partir das respostas de alunos e das professoras, foi realizada em todas as séries com base no método comparativo, com o intuito de evidenciar o que conhecem as crianças sobre os referidos aspectos de seres vivos, como ponto de partida para planejamento de ensino sobre o tema.

Keywords : Séries iniciais do ensino fundamental; conhecimentos prévios; seres vivos; referencial vigotskyano; planejamento de ensino..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )