SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3COMPUTERS IN MATHEMATICS AND SCIENCE EDUCATION IN THE FIRST YEARS OF SCHOOLING: A STUDY ON RESEARCH IN THE AREA OF MATHEMATICS AND SCIENCE TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GABINI, Wanderlei Sebastião  and  DINIZ, Renato Eugênio da Silva. A FORMAÇÃO CONTINUADA, O USO DO COMPUTADOR E AS AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.3, pp.333-348. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140320.

O presente artigo discute um processo de formação continuada que focou o ensino de Ciências e o uso do computador, considerando a escola como locus de formação. Essa ação formativa voltou-se para professores que lecionavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa e orientou-se pela observação participante. Buscou-se caracterizar as práticas educativas considerando a elaboração do conhecimento científico, o desenvolvimento de atividades experimentais e as possibilidades educacionais da informática. Os resultados revelam o envolvimento do grupo em uma postura de investigação e reflexão, bem como a valorização dos espaços coletivos para debate constante em relação às questões do cotidiano da sala de aula e da ação docente.

Keywords : Formação continuada de professores; uso do computador; ensino de ciências..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )